domingo, 25 de fevereiro de 2007

O núcleo

As células eucariontes (das palavras gregas eu, significa "verdadeiro" ou "real" e karion, "núcleo") são denominadas assim devido a presença obrigatória principal organela, o núcleo.

O núcleo quase sempre é organela mais vísivel ao microscópio óptico (MO) como também a mais proeminente. Revestido duplamente por membranas concêntricas, o envelope nuclear ou menbrana nuclear isola do restante da célula o DNA - polímeros de nucleotídeos longos que contêm todo a informação genética dos organismos vivos, que é transmitida para as células filhas. Os cromossomos nada mais é que a compactação máxima do DNA para ser transferido de forma organizada o material genético. Semelhante a roupa dobrada dentro de uma mala de viagem, ao dobrar o tecido é possível levar uma grande quantidade de roupa dentro da mala e leva-las para qualuqer lugar.

As células podem apresentar um, dois e até vários núcleos.

Fotomicrografia do túbulo coletor do rim de cão, HE, obj 40x. A seta amarela representa o núcleo da célula, a vermelha o citoplasma e a azul o limite celular. Não é possivel visualizar a membrana pla´smática pois está abaixo de limite de resolução do microscópio óptico.

Fotomicrografia eletrônica do plasmócito (célula de dedesa que produz anticocorpos) , 20 000x. A seta amarela representa ao núcleo e o envoltório nuclear e a seta branca o núcleolo, responsável pela produção de ribossomos.

O desenho esquemático acima representa a célula e as principais organelas. Não foi representado outras partes do citoplasma, como o citosol e depósitos de substâncias.
Clique aqui para ir site do desenho.

Nenhum comentário: