domingo, 25 de fevereiro de 2007

O núcleo - Cromossomos e a divisão mitótica

Continuando com o tema anterior, pesquisei no YouTube um vídeo sobre núcleo e cromossomos. Pesquisei a palavra "nucleos", e nada achei relacionado. Coloquei "nucleos cell", nada também. Na última tentativa, coloquei a palavra "mitosis" e apareceu o vídeo abaixo. Velho, filmado em 8 mm, por isso, a imagem é preta a branca, entretanto a mitose propriamente dita é fantástica!


O ciclo de uma célular compreende duas etapas: intérfase e a mitose. E cada vez que a célula se divide, o material genético é duplicada de forma a dividi-lo em partes iguais entre as células filhas.

A fase M ou mitose é subdividida em prófase, metáfase, anáfase e telófase. No vídeo, o início da prófase e a parte final da telófase não aparecem.

A meiose é semelhante a mitose, porém reduz pela metade o número de cromossomos para formar os gametas da macho (espermatozóide) e da fêmea (ovócito).

Todo o ciclo celular é regulado por proteínas, que também regulam a progressão das várias fases do ciclo celular.

O núcleo

As células eucariontes (das palavras gregas eu, significa "verdadeiro" ou "real" e karion, "núcleo") são denominadas assim devido a presença obrigatória principal organela, o núcleo.

O núcleo quase sempre é organela mais vísivel ao microscópio óptico (MO) como também a mais proeminente. Revestido duplamente por membranas concêntricas, o envelope nuclear ou menbrana nuclear isola do restante da célula o DNA - polímeros de nucleotídeos longos que contêm todo a informação genética dos organismos vivos, que é transmitida para as células filhas. Os cromossomos nada mais é que a compactação máxima do DNA para ser transferido de forma organizada o material genético. Semelhante a roupa dobrada dentro de uma mala de viagem, ao dobrar o tecido é possível levar uma grande quantidade de roupa dentro da mala e leva-las para qualuqer lugar.

As células podem apresentar um, dois e até vários núcleos.

Fotomicrografia do túbulo coletor do rim de cão, HE, obj 40x. A seta amarela representa o núcleo da célula, a vermelha o citoplasma e a azul o limite celular. Não é possivel visualizar a membrana pla´smática pois está abaixo de limite de resolução do microscópio óptico.

Fotomicrografia eletrônica do plasmócito (célula de dedesa que produz anticocorpos) , 20 000x. A seta amarela representa ao núcleo e o envoltório nuclear e a seta branca o núcleolo, responsável pela produção de ribossomos.

O desenho esquemático acima representa a célula e as principais organelas. Não foi representado outras partes do citoplasma, como o citosol e depósitos de substâncias.
Clique aqui para ir site do desenho.

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

A célula eucarionte

Utilizarei como exemplo de blog, o assunto que é básico para qualquer aluno de graduação na área de saúde e ciências agrárias, a célula eucarionte.

Utilizarei exemplos de postagens para que o aluno entenda e aprenda. O aluno deverá fazer algo semelhante e não simplesmente copiar e fazer igual.

Quero que todos façam melhor que o meu. Tentem superar o professor. Ficarei extremamente feliz.

Para começar, o desenho acima é de um site que pesquisei utilizando a palavra "cell", coloquei no google e como um dos primeiros resultados foi este desenho. CliqueAo clicar na imagem você irá ter uma ampliação da mesma, e no canto inferior direito o endereço do site.

Clique aqui para ir ao site. Estou preservando a autoria do desenho e não apenas copiando. Estou citando a fonte do desenho. Faça isso também caso tenha adquirido de outro site ou livro.

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Finalidade do Blog

Este blog tem a finalidade auxiliar as Unidades Temáticas Ciências Morfológicas I e II, na ATIVIDADE que é obrigatória para todos os alunos matriculados nestas Unidades.

Servirá como modelo a seguir de orientação mas não para COPIAR e COLAR. A criatividade, pesquisa, interação com os colegas serão avaliados no final.

Dúvidas ou sugestões podem ser enviadas para o e-mail: cláudio.kanayama@uniube.br ou no comentários.